Saltar para o conteúdo

Cosméticos no Brasil e Canadá

O Programa de Cosméticos da Health Canada tem o mandato de proteger a saúde dos canadenses, minimizando o risco associado ao uso de cosméticos comercializados no Canadá. O programa define e comunica os requisitos para a fabricação, rotulagem, distribuição e venda de cosméticos e avalia a conformidade. A fiscalização é supervisionada por Oficiais de Segurança de Produtos que gerenciam inspeções, investigações, apreensões, recalls e processos dos escritórios regionais.

A base para a autoridade reguladora do Programa de Cosméticos vem da Lei de Alimentos e Medicamentos e Regulamentos Cosméticos . Cosméticos são definidos como " qualquer substância ou mistura de substâncias, fabricada, vendida ou representada para uso na limpeza, melhoria ou alteração da pele, pele, cabelo ou dentes e inclui desodorantes e perfumes ". Esta definição também inclui cosméticos utilizados por serviços profissionais de estética, bem como produtos institucionais a granel (por exemplo, handsoap em banheiros de escola).

Alguns produtos que parecem ser cosméticos podem, na verdade, ser regulados por outros programas na Health Canada:

  • Produtos que têm uma alegação terapêutica ou que contêm certos ingredientes que não são permitidos em cosméticos são considerados medicamentos de venda livre e são manuseados pelo Programa de Produtos Terapêuticos , por exemplo, protetores solares.
  • Os produtos que contêm ingredientes terapêuticos naturais serão regulados pela Direcção de Produtos de Saúde Naturais e Não sujeitos a receita , por exemplo, muitas pastas de dentes.
  • Itens em que a ingestão é intencional e que não têm efeito terapêutico ou alegação se enquadram no Programa de Alimentosou na Agência Canadense de Inspeção de Alimentos .
  • Os pesticidas, como os repelentes de insetos, estão sob a jurisdição da
    Agência Reguladora de Gerenciamento de Praguicidas .
  • Produtos que proporcionam um benefício terapêutico aos animais são regulamentados pela Diretoria de Medicamentos Veterinários .

Consulte a seção Cosméticos na área Segurança do Produto do Consumidor para obter mais informações e até mesmo o cadastro hinode para ter novos produtos.

Comunicar um problema ou erro nesta página